sexta-feira, 18 de março de 2011

Você acha que eu não tenho cultura?



A maioria das pessoas acham que ter cultura é ter um nivel de erudição, ou um alto nível de conhecimento decorrido de estudos e leituras. Mas será mesmo que é assim que se pode determinar se uma pessoa tem ou não cultura?
É um conceito que não é dos mais fáceis de se entender. E se eu tomasse como exemplo um indio? Ele não tem contato com o mundo civilizado e, então, por isso não tem cultura? E os seus costumes, tradições e o seu idioma, por exemplo, não é um indicativo de que ele é uma pessoa com cultura?
Cada país, cada estado, cada cidade, cada bairro, cada rua, cada família, cada pessoa. Todos têm sua cultura particular, os seus gostos, os seus comportamentos, os seus modos de falar. O simples fato de considerar uma determinada cultura e enquadrar quem não a segue como sendo sem cultura é uma visão errônea e egocêntrica.
Talvez tenham essa visão egocêntrica de mim, não sou uma pessoa movida a tribos. Gosto de ter dos mais variados tipos de contatos com os mais diversos tipos de pessoas; gosto de ouvir as músicas que eu tenho vontade de ouvir; gosto de ler o que me interessa seja ela a leitura que for. Meu acalento é saber que quem me intitula de sem cultura nem sabe o que é cultura.

0 comentários:

Postar um comentário