sexta-feira, 11 de março de 2011

Tóquio Magnitude 8.9!


TÓQUIO - O maior terremoto já ocorrido no Japão em 140 anos de medições atingiu na tarde desta sexta-feira (madrugada no Brasil) a costa nordeste do arquipélago, provocando uma onda de dez metros de altura que varreu tudo em seu caminho, incluindo casas, navios, carros e estruturas agrícolas.

Yahoo Brasil

Mais de mil pessoas já morreram na tragédia que parou o mundo neste 11 de março. Desde a manhã pode-se ver em noticiários, blogs, no twitter e também em notíciários, relatos de pessoas sobre o terremoto/tsunami.
Não é o primeiro terremoto que acontece no Japão, claro. O arquipélago situa-se entre três placas tectônicas, terremotos são frequentes na região e eles são preparados para isso; mas por mais preparados que sejam, o medo e a inseguraça são presentes a cada tremor que é sentido (os tremores não pararam, apenas estão mais fracos).

Tremeu feio! Aliás foi esse o comentário de quem estava perto de mim na hora. Mesmo pessoas que moram 20 anos aqui, estavam assustadas. Eu estava dentro do carro quando começou a tremer o chão. O carro estava parado no sinal e, no início, achamos que era um mero vento forte. Estávamos eu, o motorista japonês e uma colega de trabalho peruana. De repente foi ficando mais forte, mexendo mais e mais para os lados como se houvesse três caras fortes de cada lado balançando o carro tentando nos botar medo. Quando olhamos para fora e vimos as pessoas saindo dos prédios apavoradas e se aglomerando nas calçadas, nossa ficha finalmente caiu. Ainda parados no sinal, o motorista, sério, ordenou que soltássemos o cinto de segurança e abríssemos as janelas. E não parava de tremer!!! E mais pessoas saiam dos prédios correndo!

Caruso - Blog Muito Japão

Muitos países do pacífico estão em alerta com a Tsunami, e vários países já demonstraram solidariedade ao Japão.

Quando eu vi a notícia no jornal, hoje pela manhã, eu fiquei preocupado. É comum de nós, humanos, sermos solidários aos nossos semelhantes, mas acho que o meu amor pela Terra do Sol Nascente elevou isso. Eu fiquei sedento por notícias de lá; corri vários sites, zapeei vários canais em busca de informações... mas mesmo sabendo do que se passa eu não posso fazer nada...
Ou posso?
Posso sim. Eu tenho o poder de fechar os meus olhos e pedir ao Criador que interceda sobre àquelas pessoas, que cuide e que traga logo a paz. Sabemos que os japoneses são pessoas fortes e que vão se recuperar de mais essa catástrofe.


Boku ga shinjiteiru da'zou!
Eu acredito nisso!
Ganbarimasu, Nihonjin-tachi!
Força aos japoneses!

0 comentários:

Postar um comentário