quinta-feira, 3 de março de 2011

Documentário Otaku #2: O Princípio da Troca Equivalente!


"Nada pode ser obtido sem uma espécie de sacrifício. É preciso oferecer algo em troca de valor equivalente. Esse é o principio básico da alquimia chamado lei da troca equivalente, já foi acreditado que isso era absoluto. Mas o mundo não é perfeito e não existe nenhuma lei que explique tudo nele. Nem mesmo essa lei aqui abordada, mesmo assim continua-se a acreditar que não é possível ganhar algo sem fazer sacrifícios. Acreditamos que a dor pela qual se é submetido, com certeza é um sacrifício válido para que se possa conseguir alguma coisa, assim, acredita-se também que, qualquer ser pode conseguir o que quiser, se tiver algo equivalente para dar em troca.
A Troca Equivalente não é uma lei fundamental para o mundo, mas ela existe!"

Essa explicação é a versão da lei de conservação da massa de Antoine Lavoisier, na série de mangá e anime Fullmetal Alchemist. Irei colocar o meu ponto de vista sobre esse princípio.

Bom, eu acredito bastante na Troca Equivalente. Não como na alquimia, mas com paciência e determinação e um pouquinho de loucura, o princípio tem a sua veracidade.
A troca equivalente se baseia no principio de "dar algo" para "colher algo". Se você entrega um algo muito valioso, recebe outro de mesmo valor; nada se desfaz, apenas se transforma. Entramos assim numa semelhança com o principio de conservação da massa ou Lei de Lavoisier. Não é o meu foco.
É como planejamos fazer algo. O plano pode dar certo, ou errado; pode também ficar sem ser concluído. Com certeza haverá alguma consequência para o resultado desse plano feito.

A Troca Equivalente existe, mas nem sempre diretamente. Exemplos:
- A professora passa um trabalho para fazer; você tem o seu tempo livre reduzido.
- Você ajuda alguém; esse alguém pode se tornar seu amigo.
- Você dorme um pouco mais tarde que o habitual; acaba perdendo o ônibus (esse é comum comigo...)
Sempre haverão compensações quando você se esforça para conseguir algo que almeja, sempre você vai ganhar algo em troca do que perdeu... basta apenas abrir os olhos para isso tudo!

Sempre há um sacrificio a se fazer, para ter algo que se quer!

0 comentários:

Postar um comentário