segunda-feira, 21 de março de 2011

Anata wa yasashii desu ka?

Você é gentil?


Gentileza não é fraqueza; tampouco dom. Gentileza é ser cortês, ser educado, tratar ao próximo bem.
Os que são aversos a demonstrações de gentileza põem mil e uma desculpas para não a por em prática; a maior desculpa é o tempo ou então que isso é coisa de mulher. Que ridículo.
Por falta de tempo, com certeza não é. Falta de tempo é uma das desculpas que mais usamos; mas quando queremos fazer algo, nós organizamos o nosso tempo, e um ato de gentileza não gasta quase tempo algum. Dizer que gentileza é algo reservado as mulheres é um ato bem machista. Um homem educado e gentil é reconhecido, inclusive, pelas mulheres, e vai por mim, cai muito bem.
O problema de viver em um mundo preconceituoso como o que vivemos, é que a gentileza é confundida com o interesse. Achar que uma pessoa é gentil com a outra é facilmente relacionada ao jogo de interesses. É... de certa forma as pessoas estão certas, almejar ver o outro feliz por um ato de gentileza meu pode ser considerado um interesse.
Então, não custa nada as vezes aquelas "palavrinhas mágicas" que a professora nos ensina no pré-escolar serem colocadas em prática, não é? A gentileza é uma virtude que pertence à família do amor, e é também a chave que abre as portas do sucesso, porque não há coração mais fechado que a gentileza não consiga desarmar, nem situação mais desfavorável que não consiga reverter.

0 comentários:

Postar um comentário